O método Gracie Barra

Trabalhando a partir da idéia de que o Jiu-Jitsu deve ser adotado como uma jornada por toda a vida, Mestre Carlos Gracie Jr. projetou um eficiente plano de aprendizado, que permite aos alunos progredirem naturalmente da faixa-branca à faixa-preta. Assim, as aulas e os respectivos currículos, na Gracie Barra, não são isolados um do outro. São elementos de um plano maior de aprendizado estruturado chamado “Programas”.

Os programas são: infanto-juvenil, fundamental, avançado e faixa preta. Há ainda um programa especial para mulheres.

Os seis elementos do Programa Gracie Barra

O Jiu-Jitsu é uma arte completa, onde todas as pessoas são capazes de aprender e desfrutar de seus muitos benefícios. Os Programas da Gracie Barra refletem mais de 30 anos de experiência de ensino do Mestre Carlos Gracie, e alcançaram com sucesso a melhoria da qualidade de vida, da auto estima, da disciplina e da saúde de centenas de milhares de indivíduos pelo mundo, bem como influíram na formação de alguns dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu do planeta.

Currículos

Conjunto de técnicas coordenadas e organizadas de maneira a tornar mais fácil o processo de aprendizado dos alunos. Todos os currículos da Gracie Barra são de 16 semanas.

Pré-requisito

O nível mínimo que um estudante deve possuir ou ter concluído de modo a se matricular num programa específico.

Aula

O período de tempo definido durante o qual o aluno aprende as técnicas dos currículos usando variados e diferentes métodos pedagógicos apropriados de instrução.

Métodos de Treinamento

Exercícios específicos e práticas de treinamento planejadas para converter o conhecimento representado nos currículos em habilidades práticas. São ensinados pelo instrutor para assegurar que o aluno é capaz de aplicar o seu conhecimento e técnicas em circunstâncias reais.

Presença Mínima

Presença mínima exigida do aluno, de forma que ele possa progredir e estar atualizado com os currículos GB.

Sistema de Faixa

Estrutura hierárquica de graduação, projetada para representar o avanço dos alunos conforme o próprio potencial deles. O sistema de graduação da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF) é usado por todos os Programas da Gracie Barra.