Você sabe o significado do triângulo da Gracie Barra?

Quem pratica pratica jiu-jitsu, seja pelo prazer daquele friozinho na barriga nas competições ou simplesmente por hobbie, sabe que as combinações das técnicas não são o único atrativo deste esporte. A arte suave ultrapassa as barreiras entre o físico, psíquico e o espírito. Chamamos esses 3 fatores de Triângulo GB.

São 3 pontos que se interligam não por formarem um simples triângulo, mas por serem as principais partes da vida de uma pessoa que o jiu-jitsu pode alcançar. O primeiro ponto – o físico, é o mais óbvio para aqueles que têm o primeiro contato com este esporte. Não é para menos, em uma aula de jiu-jitsu é possível queimar até 1000 calorias! Assim dá para entender o porque dos corpos sarados dos Gracie nos primórdios tempos do bjj, em uma época em que a “maromba” não era lá tão comum.

Menos generalizado ainda era a ideia do exercício mental. Com o passar dos anos e o crescimento global, o stress tornou-se um dos problemas mais comuns entre diferentes pessoas, independente da cidade ou país que vivam. No início dos anos 2000, indivíduos do mundo inteiro começaram a enxergar na pratica esportiva, muito além de uma formula que contribuísse na perda de peso, mas sim uma válvula de escape para as tensões do dia a dia. A partir daí, através da missão dada pelo Mestre Carlos Gracie Jr, em levar o Jiu-Jitsu Para Todos, nós da Gracie Barra expandimos os benefícios de um esporte – anteriormente limitado a competidores, para o advogado, pai de família, mãe, filhos, crianças e etc.

Emagrecer, não se tornar escravo do stress diário e cuidar do espírito. Quando falamos em espírito, não estamos nos referindo a algum tipo de formação religiosa dentro das nossas unidades, estamos falando do crescimento do caráter de cada um que pisa em nossos tatames. Mas como pode um esporte interferir na formação do lado humano de um ser? Muito mais do que ensinar ou aprender, todos os dias aprendemos com o nosso semelhante e com a vida.

No dojô, o nosso templo sagrado, disseminamos princípios que englobam a formação de um cidadão para viver bem em comunidade, são eles: o respeito, igualdade e irmandade. A formação do espírito dos nossos alunos é o principal fator pelo qual a Gracie Barra é tida como uma família. Ao redor do mundo, o mesmo triângulo que deu origem ao nosso escudo e dar formas ao nosso G, forma também uma legião de pessoas que muito além de praticantes da arte suave, se interligam como irmãos “de pano”.